Em dias frios de inverno, um prato quentinho como uma sopa é reconfortante e acolhedor, não é mesmo? Como bons apreciadores de vinho, nós queremos degustá-lo sempre e com tudo. Mas será que essa bebida harmoniza bem com sopa? Afinal, é possível combinar os dois?
Geralmente, as sopas se tornam um desafio para a harmonização, pois a alta temperatura e textura do prato acabam sendo incompatíveis com as características da bebida. Por esse motivo, vinhos complexos, elegantes e delicados, se perdem entre as colheradas de uma sopa muito quente.
Entretanto, cremes ou sopas com leve sabor adocicado harmonizam bem com um vinho tinto não muito estruturado, com taninos maduros e doces.
Uma ótima sugestão seria um vinho Syrah.
Já um vinho tinto português harmoniza muito bem com caldos verdes, pois esses caldos geralmente são feitos com couve e batatas, com sabor levemente herbáceo e muito encorpado. Atenção com vinhos muito frutados e alcoólicos como os do Alentejo ou Novo Mundo, acompanhados desse tipo de sopa eles não harmonizam bem.
Para acompanhar o famoso caldinho de feijão cremoso, picante, com ou sem alho torrado, a melhor escolha é um vinho fino. O sabor picante, a textura do prato, e a nota salgada que tem este caldo, devem ser levados em consideração para uma harmonização. Um vinho fino como um bom Carmenere é ideal para harmonizar com este tipo de creme e com todas as demais comidas que têm características picantes e salgadas, por ser um vinho de boa acidez e sabor discreto.
E se o prato escolhido for uma sopa mais leve como um caldo branco com legumes, ou um caldo de carne leve, você pode optar por um vinho também leve para acompanhamento. Um bom Pinot Noir, um Merlot e até mesmo um Rosé podem ser uma boa pedida.
Pronto, agora você pode se aquecer no inverno com uma ótima sopa sem deixar seu vinho de lado. Gostou da dica? Compartilhe com os amigos e acompanhe nossas redes sociais para saber mais!
Viva a Experiência Alpenbier!