VINHO E INVERNO: UM CASAMENTO PERFEITO.

Vinho e inverno

A bebida pode ser consumida em temperatura ambiente em dias frios, por isso combina muito bem com o inverno, ajuda a aquecer o corpo e harmoniza bem com pratos da estação.

É comum que os vinhos tintos encorpados tenham uma presença maior no inverno. Porém, os brancos, apesar de proporcionarem uma sensação de frescor e serem menos solicitados em dias de temperaturas baixas, também podem ser degustados.

Há várias indicações ótimas para acompanhar os pratos de inverno como o vinho Montepulciano, Touriga Nacional, Viognier ou mesmo o Rosé. Neste artigo, listamos 7 excelentes sugestões para você degustar acompanhado de pratos quentes nos dias frios.

  1. Cabernet Sauvignon
  2. Malbec
  3. Syrah
  4. Chardonnay
  5. Vinho do Porto
  6. Sangiovese
  7. Merlot

1 – Cabernet Sauvignon

A Cabernet Sauvignon é uma uva muito popular em todo o mundo. No seu aroma é possível encontrar notas de cedro, frutas vermelhas e negras e especiarias, e no paladar, um sabor frutado agradável.

Esse vinho possui corpo intenso e taninos e acidez moderados. Pode ser servido com carnes vermelhas, queijos, como cheddar e gorgonzola, e massas e lasanhas ao molho vermelho.

2 – Malbec

Os vinhos da uva Malbec são a variedade mais produzida e mais consumida na Argentina, um país onde os invernos são mais rigorosos. Sua textura é encorpada, com taninos estruturados e um final de boca que remete a frutas vermelhas e negras.

Este é o vinho certo para beber combinado com churrasco ou enquanto se aquece ao lado da lareira desfrutando de uma tábua de queijos. Vale a pena experimentar!

3 – Syrah

Outro exemplo de tinto encorpado, a uva Syrah (conhecida também como Shiraz), apresenta taninos e acidez bem equilibrados e aromas de frutas vermelhas e negras. Traz notas de especiarias, como pimenta preta, cravo-da-índia e canela no final de boca.

O vinho Syrah harmoniza muito bem com carne suína grelhada e pratos condimentados com cominho e pimenta-do-reino.

4 – Chardonnay

Os vinhos brancos da uva Chardonnay são menos comuns nas estações mais frias, porém são encorpados e com características marcantes. Há muita riqueza no paladar e nos aromas, apresenta notas de frutas brancas, ervas e especiarias.

É um vinho de inverno excelente para acompanhar sopas e caldos de peixe, cogumelos ou vegetais, pratos quentes muito consumidos durante o frio da estação.

5 – Vinho do Porto

Esse vinho é conhecido por ser um vinho fortificado, que tem como aditivo outra bebida alcoólica, e por isso sua graduação é mais alta que os demais.

O Vinho do Porto tem um sabor doce e rico, com notas de caramelo, frutas vermelhas, negras e especiarias. As combinações indicadas são com chocolates, tortas de frutas, castanhas.

6 – Sangiovese

Massas, molho vermelho, lasanhas, pizzas, vegetais assados, queijos curados e demais pratos de estrutura e sabor intensos consumidos no inverno são perfeitos para harmonizar com uma taça de Sangiovese.

A Sangiovese é a uva é versátil, com sabores e aromas rústicos, pode render desde vinhos jovens e leves a rótulos intensos.

7 – Merlot

A uva Merlot é muito conhecida por sua versatilidade, pode gerar vinhos mais leves e mais pesados. Uma ótima opção para apreciar em dias de temperatura amena.

Nos últimos anos, a Merlot vem se destacando mundialmente por sua produção no Brasil, gerando rótulos deliciosos principalmente no sul do país. Optando por um vinho merlot brasileiro, você paga um preço justo, contribui para o crescimento do mercado nacional e com certeza irá degustar um excelente vinho! A Merlot possui intensidade média e acidez equilibrada, harmoniza bem com assados de aves e carne suína, queijos e molhos encorpados.

Comentários