As rolhas são responsáveis por vedar a bebida durante longos períodos impedindo que ela entre em contato com o ar e, consequentemente, se oxide. Portanto, a rolha é um elemento fundamental para a conservação da bebida.
As garrafas de vinho são muito bem seladas, por isso, muitas pessoas não sabem como abrir de forma correta e acabam cometendo erros que podem estragar a experiência da degustação.
Se esse é o seu caso, não se preocupe! Vamos mostrar para você um passo a passo de como abrir uma garrafa de vinho e esclarecer como funcionam os principais tipos de abridores.
Como abrir a garrafa de vinho
Para demonstrar esse processo, vamos usar como exemplo o abridor do tipo sommelier (ou de rosca), um dos mais fáceis de se encontrar. Há vários outros modelos como veremos a seguir, porém, a lógica é sempre a mesma.
Passo 1: Retire a cápsula do vinho com uma faca ou o próprio abridor.
Passo 2: Insira a haste em espiral no centro da rolha, rosqueando até que esteja introduzida por completo.
Passo 3: Apoie a alavanca na lateral do abridor sobre o bocal da garrafa (conforme a figura abaixo).
Passo 4: Segurando o puxador superior com uma mão e a garrafa com a outra, faça força para cima. A rolha deve subir aos pouquinhos até sair por completo.
Passo 5: Para tirar a rolha da espiral, basta desrosquear. Se precisar fechar o vinho novamente, insira a rolha do lado oposto em que estava.
Tipos de abridor de vinho
Conhecidos como “saca-rolhas”, há vários modelos desses abridores para vinhos. Acompanhe o nosso artigo e em seguida vamos apresentar os principais tipos.
Abridor manual
O mais rudimentar dos abridores, é formado por um puxador em formato de T para o encaixe dos dedos, e uma haste em espiral. Para utiliza-lo é necessário rosquear até o fim e puxar com certa força, fazendo movimentos de zigue-zague. Se você é um iniciante, não é o tipo mais indicado.
Sommelier (de rosca)
O abridor sommelier é um dos mais comuns. Além do puxador e da haste, o abridor em formato de rosca costuma ter um apoio para o bocal da garrafa, facilitando na retirada da rolha.
Abridor de vinho borboleta
Possui dois puxadores nas laterais que lembram a forma de uma borboleta. Assim que a haste é rosqueada, basta empurrá-los para baixo para que a rolha seja retirada.
Abridor de vinho coelho
Esse abridor tem um pinça que abraça o bocal da garrafa, dando mais firmeza no momento da retirada da rolha. Costuma ser um pouco mais caro, porém oferece mais facilidades.
Abridor de ar comprimido
O abridor de ar comprimido serve como uma espécie de “bomba de pressão”. Sua haste tem formato de agulha, e ao percorrer a rolha, injeta ar na parte interna da garrafa, empurrando sua tampa para fora do bocal.
Elétrico
A grande vantagem é que esse tipo facilita o trabalho mecânico e não exige nenhum esforço para tirar a rolha. Há vários modelos de abridores elétricos no mercado atualmente.
Gostou da matéria? Acompanhe nossas redes sociais e saiba mais.
Viva a Experiência Alpenbier!