Espumantes e métodos de produção!

Espumantes

Espumante é um vinho, normalmente branco, ou rosé, que passa por duas fermentações. É muito comum as pessoas confundirem o champagne com o espumante. Entretanto, é importante lembrar que nem todo espumante é considerado um champagne, mas o contrário é verdadeiro.

O Brasil figura, atualmente, como um dos 4 melhores produtores de espumante no mundo. Na verdade, a palavra espumante é um termo genérico usado no Brasil, Portugal e alguns outros países de língua portuguesa, para se referir às bebidas espumantes que são produzidas fora da região de Champagne, França.

Como funciona o processo de produção do espumante?

É necessário entendermos que para termos um espumante inicialmente temos que ter um vinho. Logo que colhida, as uvas, são levadas a vinícola e passam pelo processo de esmagamento para obtenção do suco. Há, então, a separação das cascas e começa o processo de fermentação em que são adicionadas leveduras responsáveis por transformar o açúcar da fruta em álcool e gás carbônico, esse último liberado durante o processo.

Método tradicional

No método de produção tradicional (champenoise), o vinho base é originado na primeira fermentação e o composto de leveduras e açúcar é adicionado. A bebida resultante é engarrafada e a segunda fermentação ocorre dentro das garrafas.

Método charmat

Nesse método, a segunda fermentação ocorre em tanques de aço inox, diferentemente do método Champenoise, em que acontece na própria garrafa. A maioria dos espumantes é produzida assim.

Método Asti

Esta forma de produção é uma variação do Método Charmat, pois o processo fermentativo também ocorre dentro de autoclaves. A grande diferença é que os espumantes com essa metodologia passam por apenas uma etapa de fermentação.

Esses diferentes métodos influenciam diretamente o preço e a qualidade do produto. Os métodos utilizados na fabricação do espumante se referem às diversas maneiras de fermentação da bebida, com o intuito de formar bolhas de gás dióxido de carbono no interior do vinho — essas bolhas são responsáveis por conferir aroma e proporcionar frescor à bebida.

Existem vários tipos de espumantes e iremos conversar sobre eles em outras matérias.

Acompanhe nossas redes sociais e Viva a Experiência Alpenbier!

Comentários