Como harmonizar vinho e carnes vermelhas?

Vinhos e carnes vermelhas

A harmonização de vinho com carne vermelha é bem conhecida entre os apreciadores da bebida. Mas devemos ter atenção na hora da escolha do vinho, pois existem aqueles que combinam melhor com cada tipo de corte.

Para descobrirmos qual é o vinho ideal, devemos analisar a quantidade de gordura presente em cada corte, a intensidade de sabor e a maciez, e claro, sem deixar de dar atenção aos preparos especiais de cada receita, com seus molhos e temperos. Acompanhe alguns exemplos.

Contrafilé

O contrafilé é um corte bem tradicional, utilizado principalmente para bifes grelhados. Em geral, estes cortes são suculentos e fibrosos e, por isso, pedem vinhos encorpados e com muitos taninos, mas nem tanta acidez, como um clássico Malbec argentino.

Filé-Mignon

Uma carne macia, suculenta e magra, muito usada para bifes, filés e o conhecido strogonoff, mas não tão adequada para churrascos devido a sua baixa porcentagem de gordura.

Os melhores vinhos para acompanhar pratos à base de filé mignon são o Cabernet Sauvignon e o Grenache, pois combinam muito bem com a maciez e o baixo teor de gordura desse corte.

Rabo de Boi

O rabo de boi é uma carne que fica próxima do osso, possui muita gordura e um sabor intenso. Por isso este corte exige um vinho com muitos taninos e acidez elevada. A uva Tempranillo costuma produzir vinhos encorpados, mas, ao mesmo tempos, frutados, ideais para harmonizar o sabor intenso dessa carne.

Alcatra

A alcatra é um corte com mais gordura, macia e um pouco fibrosa. Normalmente preparada como bifes grelhados, mas também refogada ou em picadinhos.

Por conta dessas características, principalmente a gordura, o vinho mais adequado deve ter certo corpo e acidez alta, como um bom Carménère.

Que tal preparar um grelhado de alcatra acompanhado de um clássico Carménère chileno?

São inúmeros os cortes e existe uma grande diversidade de vinhos. Apesar das combinações clássicas, as possibilidades são imensas e você pode criar a sua, o que acha?

Viva a Experiência Alpenbier e mergulhe conosco no maravilhoso mundo dos vinhos!

Comentários