A colonização alemã em São Bento do Sul

A imigração alemã teve um papel significativo no processo de colonização de diversas regiões do sul do Brasil.

No Rio Grande do Sul em 1824 era fundada a colônia de São Leopoldo, e em Santa Catarina, a colonização alemã teve início com a Colônia de São Pedro de Alcântara, área próxima a capital Florianópolis, sua fundação data do ano de 1829.

523 colonos imigrantes, originários de Bremem, instalaram-se em São Pedro de Alcântara. Posteriormente, no vale rio Tijucas formaram-se as colônias de Santa Tereza e Angelina.

Em 1851 a Sociedade Colonizadora de Hamburgo adquiriu as terras relativas ao dote da princesa Dona Francisca, irmã do Imperador Dom Pedro II, por ocasião do seu casamento com o Príncipe de Joinville.

São Bento do Sul

A colonizadora expandiu a colonização até o planalto, abrindo a estrada Dona Francisca, fundando o núcleo de São Bento do Sul.

Os imigrantes que povoaram São Bento do Sul eram oriundos de localidades na Alemanha e Áustria. Os alemães eram originários de localidades do Sul da Alemanha, com maior número da Baviera.

Os austríacos eram súditos do Império Austro-húngaro, basicamente boêmios de língua alemã, oriundos Böhmerwald, atual República Tcheca.

Uma das figuras mais importantes na história da colonização de São Bento do Sul é Carl August Wunderwald, agrimensor da Sociedade Colonizadora que explorou a região e abriu a Estrada da Serra, hoje chamada Estrada Dona Francisca.

Os primeiros imigrantes aqui enfrentaram uma realidade dura: mata virgem, floresta densa, animais selvagens, doenças. Foi preciso muita coragem, dedicação e trabalho para construir por aqui uma comunidade que lembrasse a pátria que deixaram.

São Bento do Sul descobriu na transformação da madeira sua vocação. No início a madeira das matas levantaram casa, cercas e vendas. Em sequência chegaram as serrarias, carpintarias, barricarias, tamancarias e marcenarias.

Da imbuía, do pinheiro e da canela, iniciaram-se a produção de móveis e ferramentas. Nascia a Capital Nacional dos Móveis.

Além do setor moveleiro São Bento do Sul desenvolveu setores como o cerâmico, plástico, metalúrgico, fiação e tecelagem.

Atualmente São Bento do Sul destaca-se também no turismo e gastronomia. Em especial a culinária alemã; hoje a cidade conta com restaurantes e cozinhas de padrões internacionais que lembram os restaurantes europeus.

Venha conhecer São Bento do Sul, venha provar as delícias que a cidade tem a lhe oferecer.

Comentários