ENOTURISMO: Santa Catarina abre espaço para a atividade vinícola

Santa Catarina já um atrativo turístico do Sul do país, hoje conta também com o enoturismo – atividade turística que consiste na visita às vinícolas e degustação de vinhos produzidos na região.

DO PLANTIO À PRODUÇÃO

O cultivo dos vinhedos e a produção de vinhos requer tecnologia, habilidade e conhecimento, assim como necessita de fatores ambientais para a obtenção de uma boa safra.

Segundo pesquisadores da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC), Santa Catarina possui altitudes ótimas entre 900 e 1,3mil metros, verões mais frescos e invernos gelados, os quais contribuem para colheitas tardias excelentes.

Os vitivinicultores catarinenses calculam para este ano um aumento de 30% na safra com média de 1,6 milhão de quilos de uvas colhidas.

Ao fim da década de 1990, iniciou-se o plantio de uvas e o estudo das áreas serranas catarinenses para o cultivo das mesmas.

Apesar de ser um processo demorado, que requer paciência, cerca de 15 anos após a primeira colheita, já haviam vitiviniculturas fazendo sucesso na região.

O estado conta com cerca de 48 vinícolas, sendo 35 delas na serra e no Meio Oeste catarinense, parte delas produzem rótulos de vinhos finos, tais quais já receberam premiações nacionais e internacionais.

São 1,4 milhão de garrafas produzidas anualmente obtendo um rendimento avaliado em R$150 milhões.

O estado de Santa Catarina se destaca pela produção de vinhos finos de altitude, obtendo classificação entre os melhores produzidos no Brasil pela EXPOVINIS, a maior feira de vinhos da América Latina.

De acordo com o especialista em enologia Jean Pierre Rosier os vinhos que mais se destacam no estado catarinense são: Chardonnay e Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon e Merlot.

O ENOTURISMO NO ESTADO

As vinícolas catarinenses buscam expandir seus negócios através do enoturismo, tal qual tem como objetivo trazer visitantes interessados em degustar vinhos, acompanhar as colheitas e até mesmo desfrutar da gastronomia catarinense.

Entre os dias 3 e 26 de março ocorreu a 4ª edição da Vindima de Altitude na Serra e Oeste catarinense. O evento contou com mais de 30 apresentações musicais de diversos gêneros, visitas guiadas por mais de 15 vinícolas, degustação de vinhos, piqueniques e ainda recebeu uma grande reportagem produzida pela agência chilena Xinhua, grande influenciadora do mercado asiático.

A vinícola Leone di Venezia localizada em São Joaquim, inaugurou em março deste ano 4 suítes em estilo italiano. A vinícola conta também com hospedagem e alimentação.

VINÍCOLAS CATARINENSES BUSCAM INOVAÇÃO

VILLAGIO GRANDO: Em busca de qualidade para seus produtos, a vinícola localizada na cidade de Água Doce no estado de Santa Catarina, já vendeu seus produtos para os Estados Unidos e pretende expandir seus negócios para a Europa e a África.

QUINTA DA NEVE: Outro exemplo de inovação, idealizada pelo empresário Acari Amorim, sócio da Vinícola Quinta da Neve, juntamente com a empresa Alt, produzirão cosméticos a partir de uva e maça.

VILLA FRANCIONI: Sendo referência no estado, a vinícola localizada em São Joaquim é palco para a prática do enoturismo. Empresa fundada em 2004 por Manoel Dilor de Freitas que veio a falecer pouco tempo depois, é hoje administrada por seus filhos. Com 26 hectares de vinhedos conta com 10 tipos diferentes de uvas e possui um dos melhores vinhos brancos brasileiros de 2016 (VF Sauvignon Blanc) segundo Jorge Lucki, colunista do Valor. De acordo com enólogos, a safra deve resultar neste ano 160 toneladas de uva que serão matéria prima para mais de 160 mil garrafas de vinhos.

THERA: Localizada em Bom Retiro/SC, aos 900 metros de altitude, fundada em 2016 por João Paulo Freitas, com o arquiteto italiano Marco Casamonti, irão abrir um “wine bar” e uma loja. O empreendimento deve contar com trilhas temáticas, parque de artes, centro equestre, espaço para eventos, hotel, pousada e condomínio residencial.

VINHEDOS DO MONTE AGUDO: Empresa comandada por uma família, possibilita aos visitantes piqueniques ao pôr do sol nos vinhedos, almoços e jantares harmonizados.

VINÍCOLA ABREU GARCIA: Com a seleção de 15 diferentes combinações de uva, a vinícola com a sorveteria Ypy, planeja para 2018, a produção de sorvetes com os sabores: branco de uvas vermentino e tinto a base de malbec.

TERROIR CATARINA: Localizado em Florianópolis, a jornalista Cibele Garrido Godoy inaugurou seu negócio a pouco tempo e aposta suas vendas em locais que marcam a vida das pessoas, onde vende espumantes, vinhos brancos e rosés.

Fonte: Revista Valor

Comentários