Para você que está iniciando nesse mundo encantador, uma superdica é procurar vinhos de uvas de diferentes intensidades para serem degustados em paralelo. Por exemplo, Pinot Noir e Malbec ou Merlot e Tannat. Exemplares da mesma uva mas de regiões variadas, também irão ajudar você a conhecer características dos locais de produção da bebida como um Cabernet Sauvignon do Chile e outro da África do Sul ou um Chardonnay dos EUA e outro da Austrália. Há produções de excelentes vinhos no Brasil também, e é fácil achar exemplares do Chile e da Argentina com ótimos preços.
Qual o melhor vinho para um iniciante?
Uma boa escolha para os seus primeiros momentos de degustação é um Pinot Noir tinto ou um branco de Chardonnay. A Pinot Noir é a mais elegante das castas tintas e a Chardonnay é considerada a rainha das uvas. Ambas são originárias da Borgonha mas produzidas em diversas regiões do mundo.
Essas duas castas são classicamente as escolhas mais seguras. Entretanto, essa é uma questão que depende totalmente de quem está provando o vinho. Se você tem o paladar acostumado a bebidas mais fortes como whisky, possivelmente irá preferir vinhos mais encorpados como Malbec. O ideal é experimentar e descobrir pouco a pouco qual é o melhor vinho para você.
Compartilhe suas experiências com os vinhos e marque seus amigos nas redes sociais!