Nos últimos anos, a sangiovese vem ganhando cada vez mais popularidade. Apesar de sua representatividade na Itália, é apreciada e cultivada em vários outros países, como Argentina, Austrália, e até mesmo no Brasil, mesmo que de forma mais tímida.
Esta uva se adapta muito bem ao local em que é cultivada, porém, é típica do centro da Itália, principalmente, na Toscana. Presente no Chianti, um dos vinhos italianos mais conhecidos e vendidos no mundo, é varietal do prestigiado Brunello di Montalcino e destaca-se, também, nas DOCGs (Denominazione di Origine Controlata e Garantita) Vino Nobile Montepulciano, onde precisa compor, no mínimo, 70% do corte e Morellino di Scansano e Carmignano.
As características da intensidade desta casta também podem ser sentidas na grande maioria dos “supertoscanos”, vinhos italianos mais modernos, em que o blend com uvas internacionais, como a Cabernet Sauvignon, produz exemplares diferenciados.
O nome da Sangiovese varia conforme a região em que é cultivada e também é conhecida como: Sangiovese Grosso ou Brunello em Montalcino, Prugnolo ou Prugnolo Gentile em Montepulciano, Morellino em Morellino di Scansano.
O Vinho Sangiovese tem estilos e personalidades distintas, trazendo características marcantes do seu terroir. Alguns são leves e macios, outros mais encorpados, em sua melhor forma, produz um vinho rico, complexo e de envelhecimento prolongado.
Em geral, são vinhos com uma boa expressão de frutas, notas herbáceas e de especiarias, além de uma ótima acidez e estrutura.
Fique ligado em nossas redes sociais e saiba mais sobre o mundo encantador dos vinhos!