Saiba como fazer a combinação perfeita entre vinho e gastronomia

O mundo dos vinhos é vasto e apaixonante. Principalmente para os amantes da bebida, que além de saber escolher cada rótulo, criam  combinações harmônicas e de pratos com diferentes tipos de vinhos, para eles cada taça é uma nova experiência.

Essas combinações são chamadas de harmonização, porém, cada pessoa tem um paladar diferente, nem sempre o que agrada uma pode servir para outra. Mas de modo geral, é importante entender como são feitas essas combinações para extrair a melhor experiência possível e depois de colocar em prática, escolher quais mais agradam.

Para começar, é importante distinguir quatro sabores: doce, salgado, azedo e amargo. As principais combinações entre as características dos vinhos e esses sabores, são:

  • o salgado reforça o amargo
  • o amargo reduz à acidez
  • o doce atenua os sabores amargos
  • o ácido é diretamente ligado ao salgado

Desses resultados já é possível relacionar o tipo de vinho determinados prato:

Vinhos tintos

Na categoria dos leves e frutados temos as uvas Pinot Noir, Pinot Grigrio, Tempranilho e Carbernet Franc, que tornam massas ao molho vermelho, temperados e condimentados, cortes suínos, queijos macios e alguns peixes (mais ricos em gordura), mais saborosos. Já as famosas espécies Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannar, Nebiolo, Malbec e Sangiovese são ótimas para quem aprecia carnes vermelhas e carnes de caça.

Vinhos brancos

À linha de vinhos brancos, por ser mais leve e frutada, exige pratos na mesma proporção. Por isso, queijos de mofo branco, frutos do mar, peixes crus, aves de carne branca, molhos e caldos leves são os mais indicados. Nesta categoria estão as uvas: Chenin Blanc, Pinot Blanc, Sémillon, Torrontés e Trebiano.

Já os secos, da Sauvignon blanc e Chardonnay, são encorpados e intensos, com uma boa porcentagem alcoólica, por isso, neste caso peixes de carne firme, como o bacalhau, massas com um molho mais cremoso e queijos macios são ótimas opções.

Vinho rosados
Os famoso roses, de aparência transparente e elegância sem igual, harmonizam bem com aves de carne branca, cortes suínos magros e peixes com gordura mais acentuada. Já os espumantes fazem uma dupla perfeita com pratos cítricos, enquanto os apreciados vinhos doces se identificam com sobremesas em geral. Aqui também entra as famosas Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Carignan, Merlot, Malbec, Syrah entre outras.

Aos fãs de longo data, um reforço sobre as melhores combinações de uva e pratos, já aos apreciadores iniciantes, indicamos que teste e avaliem qual combinação mais aguça o paladar, com o tempo cada escolha vai remeter a uma sensação diferente e com certeza cheia de sabor.

Toda semana a Adega & Restaurante Alpenbier oferece aos apreciadores da bebida um delicioso jantar harmonizado, cada receita é escolhida a dedo para combinar perfeitamente com a particularidade de cada vinho. Gostou das dicas? Então agora é só escolher seu tipo de vinho preferido e harmonizar.


Comentários