Paixão, persistência e a determinação implacável de plantar o vinhedo mais alto do mundo levaram Donald Hess para a região de Salta, Argentina, onde cultiva Malbec em uma fazenda que chamou de altura máxima.
Aninhados na Cordilheira dos Andes no nordeste da província de Salta, entre 2.200 e 3.015 metros de altitude, encontra-se os vinhedos mais altos do mundo.
A vinícola Colomé teve a sua fundação em 1831, e ostenta outro recorde, a mais antiga da Argentina ainda em operação, com vinhedos de Malbec e Cabernet Sauvignon pré-filoxéricos plantados em 1854 e dando frutos.
O empresário e colecionador suíço Donald Hess, se apaixonou por este belíssimo altiplano desértico de Calchaquí e adquiriu a propriedade Colomé de 39.000 hectares em 2001. Amalaya, “esperança por um milagre” na língua indígena local, tal como na vinícola irmã Colomé, os vinhedos próprios estão entre os mais altos do mundo e são cultivados segundo a filosofia biodinâmica.
Com importação limitadíssima, vieram para o Brasil, apenas 30 exemplares do Colomé Altura Máxima, sendo que, 2 unidades desta obra-prima, estão disponíveis na Adega Alpenbier Enoteca Decanter em São Bento do Sul.
Variedade: 100% Malbec
Colheita: 2012
Altura: 3111 m
Areá: Altos Valles Calchaquíes, Salta, Argentina
Tipo de Solo: Calcário e Granito
Superfície Plantada: 23 hectares cultivadas de maneira sustentável
Ano de Plantação: 2007
Fim de colheita: 24 de abril 2012
Toneladas colhidas: 2,5 toneladas
Tempo de Barril: 24 meses
Produção total: 6 barris