No dia 29 de setembro ocorreu na Alpenbier um momento de degustação com a Vinícola Domaines Paul Mas, com os destacados vinhos do sul da França. Rótulos que refletem a riqueza e a diversidade do terroir languedocien.
O Domaines Paul Mas tem mais de 600 ha de vinhas em sua propriedade, dos quais 92 ha em Bio, mais os 1312 ha de vinhedos dos viticultores parceiros.
Compõem 40 variedades de uvas diferentes, indígenas ou nobres, e uma grande diversidade de terrões do Languedoc.
A heterogeneidade é devido à localização geográfica e a formação geológica da área banhada pelo Mar Mediterrâneo ao sul e as montanhas ao norte.
A história do Domaines Paul Mas começou no Château Paul Mas, na aldeia de Conas, em Pézenas, cidade de Molière. Os Domaines desenvolveram-se então nas comunas de Montagnac, com a vinha de Nicole e o Mas des Tannes, a vinha orgânica.
Auguste Mas, bisavô de Jean-Claude Mas, comprou os primeiros vinhedos da família em 1892, com a aquisição de 9 hectares de videiras na fazenda do Bicq, perto de St Pons de Mauchiens.
Em 1934, Raymond Mas ampliou a vinha com a aquisição de 15 ha no Domaine Montredon (Montagnac).
Em 1954, Paul Mas desenvolveu a vinha da família para estendê-la, com seu irmão Maxime, até 120 hectares.
Em 1987, Paul Mas legou 35 hectares de vinhas a Jean-Claude Mas, que criou o Paul Mas Estate 13 anos depois.
Todos os vinhos da Domaines Paul Mas são elaborados com um único propósito, proporcionam um momento de prazer único e autêntico no momento do gosto.
Destaques da degustação:
CLAUDE VAL ROSÊ 2016
Classificação: Rosé
Uva: 50% Grenache, 30% Cinsault, 20% Syrah
Características: Coloração rosada delicada e brilhante. Focado nas pequenas frutas vermelhas maduras, sob contornos florais. Na boca muito leve, de acidez frutada, final limpo e suculento.
PAUL MAS GEWÜRZTRAMINER 2015
Classificação: Branco
Uva: 100% Gewürztraminer (Vinhedos com 5 anos de idade)
Características: Cor dourada límpida e brilhante. Aromas de lichia, pêssegos, especiarias doces e minerais. Corpo médio. Fresco em acidez. Explosão de fruta madura e longo final mineral.
VERMENTINO 2014
Classificação: Branco
Uva: 100% Vermentino
Características: Sedutor, com cítricos (lima), melão maduro, sob tom mineral. Corpo médio, mineral, delicioso final de boca.
GRENACHE NOIR 2015
Classificação: Tinto
Uva: 100% Grenache
Características: Cor rubi mediana, borda em evolução. A origem da casta está bem evidente no frutado (figo, cereja madura), ervas secas e baunilha. Mediano no corpo, resolvido na estrutura que sugere leve doçura, muito amável.
MAS DE MAS MINERVOIS 2013
Classificação: Tinto
Uva: 40% Syrah (videiras de 43 anos), 30% Grenache (videiras de 34 anos), 30% Carignan (videiras de 34 anos).
Características: Concentrada coloração rubi com borda purpúrea. Portentosa expressão olfativa, com frutas vermelhas maduras sob fundo de especiarias e garrigue. Discorre no palato com taninos volumosos e dotados de maciez, perfeitamente equilibrados ao conjunto de frescor e álcool.
TERRASSES DU LARZAC
Classificação: Tinto
Uva: 40% Syrah, 35% Mourvèdre, 20% Carignan e 5% Grenache
Características: Púrpura retinto. Impactante pelas frutas negras e vermelhas maduras pinceladas com inteligência pelas especiarias e tostados da madeira, propõe ainda violeta e couro. A boca ostenta muita finura, com taninos nobres e firmes conjugados ao decisivo frescor. Longo final.
MAS DE MAS MAURY
Classificação: Tinto Fortificado
Uva: 100% Grenache Noir
Caracteristicas Organolépticas: Púrpura concentrado e luminoso. Complexo e muito elegante, com violeta, especiarias e figos maduros banhados em chocolate. Rico, concentrado, com taninos aveludados e ótima persistência.
Não participou da degustação? Todos estes rótulos você encontra na Alpenbier Adega Decanter, contate-nos!