VAMOS CONHECER A CASTA SAUVIGNON BLANC?

A Sauvignon Blanc é considerada uma das castas clássicas e apreciada nos quatro cantos do mundo, dessa forma, não pode faltar na adega de nenhum apreciador de vinhos!
Verificar o tipo da uva é um dos pontos a serem analisados na escolha de um bom vinho. As brancas costumam produzir vinhos mais leves e frescos, portanto, ótimos para serem degustados gelados. Sendo assim, a uva Sauvignon Blanc não foge à regra.
Para escolher um rótulo de Sauvignon Blanc, uma boa dica é ficar atento à coloração.
A cor do vinho muda de acordo com a safra, mas alguns indicativos são importantes. Quanto mais transparente, mais novo é o vinho e quanto mais carregado na cor, mais velho ou encorpado ele é.
A história da dessa uva nos traz que os primeiros relatos das plantações da Sauvignon Blanc remontam aos séculos XVI e XVII em uma das maiores regiões vitivinícolas do mundo – Bordeaux, na França. Com o tempo, passou a ser produzida, também, no Vale do Loire, mais ao norte da França. Também, encontramos ótimos rótulos do Novo Mundo, como na Nova Zelândia e no Chile.
Apesar da uva se adaptar bem a vários tipos de solo e clima, ela se dá melhor nos mais frios. Com relação ao aroma, é refrescante, mas podemos perceber notas características de cada terroir.
A uva Sauvignon Blanc é uma das mais sensíveis ao tempo certo da colheita, para deixar o vinho no ponto certo. Se colhida cedo demais, o sabor é insípido. Se tarde demais, perde a acidez característica. O momento da colheita costuma ser o noturno, para tentar extrair o máximo do seu frescor.
Na harmonização a Sauvignon Blanc pede comidas mais leves e menos gordurosas como saladas frescas, frutas, aspargos. Queijos delicados e semiduros como de cabra, muçarela de búfala e burrata podem ser escolhidos para um happy hour. Já peixes brancos e frutos do mar são a harmonização mais tradicional para essa casta.
Gostou do artigo? Então acompanhe o site, nossas redes sociais e Viva Essa Experiência!

Comentários