É fácil para identificarmos as informações básicas em um rótulo de vinho: vinícola, classificação da uva, ano da produção. Mas se analisarmos com mais atenção, vamos descobrir outras informações importantes sobre o sabor e a qualidade da bebida.
Existem dois tipos de rótulos: os Geográficos e os Varietais. A diferença entre eles está na ênfase que dão à origem do vinho e à cepa (classificação da uva). No rótulo Geográfico, é levado mais em consideração a região a qual foi produzido o vinho. Este tipo também é conhecido como rótulo do “Velho Mundo”, e é típico de países Europeus. Você encontrará o nome da região ou vinhedo em destaque na frente da garrafa. Como cada região produz um estilo determinado de vinho, é possível conhecer os sabores, características e cepas, apenas lendo seu rótulo e sabendo em que local foi produzido.
Os rótulos do “Novo Mundo” vêm de países com cultura vinícola menos tradicional. Estes vinhos possuem o rótulo Varietal, que dão preferência à classificação da uva (Cabernet Sauvignon, Malbec, Syrah). Neste tipo de rótulo, há informações extras e por isso, os vinhos do Novo Mundo são mais fáceis de serem decifrados por quem ainda está iniciando sua aventura neste universo. Um exemplo deste rótulo está na imagem a qual acompanha o artigo.
Gostou e quer saber mais? Basta seguir nossas redes sociais!!