DICAS IMPORTANTES PARA A DEGUSTAÇÃO DE VINHOS.

Para apreciar um bom vinho, a sugestão para os iniciantes é começar a praticar as etapas básicas, porém, muito importantes na degustação da bebida – análise dos aspectos visuais, sentir os aromas e apreciar o sabor. Acompanhe nosso artigo e vamos juntos conhecer um pouco mais sobre cada uma das etapas.

 

ASPECTOS VISUAIS

Com a bebida servida, incline a taça em um ângulo de aproximadamente 45º. As bordas do vinho – geralmente são mais claras e chamadas de anel. O centro – mais escuro, é denominado olho. As principais características a serem observadas nesse momento são a transparência, a cor e a viscosidade.

 

Transparência

O vinho, com exceção dos filtrados, deve ser transparente e nunca turvo, pelo menos no anel, no caso dos tintos. Entretanto, se perceber algumas partículas, verifique a idade da bebida. Nas mais envelhecidas estes resíduos são totalmente normais, nas mais jovens podem indicar algum defeito na estabilidade do produto.

 

Cor

Observando a cor é possível identificar a idade do vinhos. Para isso, observe as bordas – anel do líquido.

A coloração dos vinhos tintos mais jovens varia entre um roxo mais claro e um vermelho intenso. Já os envelhecidos têm reflexos laranja ou tijolo.

Os vinhos brancos puxam para o esverdeado quando jovens, e para âmbar quando maduros.

Os roses mais jovens apresentam tons que remetem ao pêssego, enquanto os mais maduros tendem ao alaranjado, ou até mesmo o cobre.

 

Viscosidade

Um indicativo do teor alcoólico da bebida é a aderência à taça. Gire o recipiente na vertical e observe a camada transparente (chamada de lágrimas ou pernas), que escorre da parede da taça. Geralmente os vinhos mais viscosos na aparência possuem maior densidade ao paladar, portando serão mais encorpados.

 

SENTINDO OS AROMAS

Assim que abrimos uma garrafa e a servimos, é muito comum que os aromas não sejam liberados imediatamente. O conhecido ‘vinho fechado’. É necessário que a bebida respire, ou seja, entre contato com o ar para que libere o aroma. Por isso existe o famoso movimento circular que serve para que a evaporação dos aromas seja mais efetiva.

 

APRECIANDO O SABOR

Para aproveitar todos os sabores da bebida e ter uma ótima experiência, a sugestão é que você tome um pequeno gole e passe o líquido por toda a sua boca para que entre em contato com as diferentes áreas gustativas da língua. O primeiro gole pode ser mais impactante, tendo em vista que o vinho é uma bebida intensa e cheia de sabores, então, aproveite ao máximo e sempre dê a chance para um próximo gole.

 

Outra boa dica é aspirar um pouco de ar pela boca enquanto toma a bebida, pois, assim, potencializa a percepção dos aromas durante a degustação.

 

Lembre-se, os gostos são determinados pela acidez, doçura, amargor, salinidade e o umami. É importante não confundir com aromas, que remetem a frutas, flores, especiarias, etc.

Comentários