COMO HARMONIZAR VINHO E COMIDA MEXICANA

O México tem na gastronomia uma mistura de ingredientes intensa e cheia de sabores especiais, por isso, requer atenção na hora da harmonização. É importante saber também que o país não possui tradição vínica, portanto, sua culinária se desenvolveu sem levar em consideração as características da bebida.
Mas não se preocupe, seguindo algumas dicas nós podemos criar combinações incríveis e com experiências únicas.
Dicas básicas para ter uma boa harmonização de comida mexicana com vinho.
Ingrediente clássico na culinária do México, a pimenta causa um ardor o qual é potencializado pelo álcool. Ou seja, um vinho com baixo teor alcoólico ou meio seco é uma boa opção.
O sal também é intensificado pelo álcool e pelo tanino. Então, para comidas muito salgadas os vinhos com álcool mais baixo e taninos médios tendem a funcionar melhor.
Além disso, os pratos mexicanos tendem a ser um pouco gordurosos, por conta da presença de proteína animal e de abacate, encontrar um vinho com alta acidez vai contribuir no equilíbrio, pois é essa característica que neutraliza a gordura. Vinhos com borbulhas (espumantes e frisantes) também são indicados, pois ajudam a dar mais frescor à acidez. É bom evitar vinhos com muita influência de madeira, pois tendem a amargar o paladar, e isso vale tanto para os brancos como os tintos.
Agora você já pode servir aquele prato mexicano clássico e servir um bom vinho para os amigos. Acompanhe nossas redes sociais e saiba mais sobre o mundo maravilhoso dos vinhos!

Comentários