O mesmo vinho se tomado em locais diferentes pode variar de sabor, você sabia?
Provavelmente em algum desses lugares a bebida foi servida nas condições mais adequadas, pois para cada vinho existe a taça e a temperatura ideal para servir.
Nada influencia tanto na degustação de um vinho quanto sua temperatura. O vinho é uma bebida delicada e cheia de nuances. Os brancos costumam ser servidos gelados, já os tintos em temperatura ambiente, nestes casos é importante evitar uma temperatura além de 20ºC, pois, nessa condição a evaporação do álcool é intensa.
Mas fique tranquilo, separamos os vinhos e suas temperaturas e mesmo para quem é iniciante será fácil e rápido conhecer as condições mais adequadas para cada tipo da bebida:
• Espumante e Branco Leve – 3 a 7°C (gelado)
• Branco Encorpado ou Aromático e Rosé – 7 a 13°C (frio)
• Tinto Leve e Tinto de Médio Corpo – 13 a 16°C (temperatura da adega)
• Tinto Encorpado e Tinto fresco – 16 a 20°C
Lembrando que na maioria das casas, os Tintos frescos permanecem abaixo da temperatura ambiente.
Caso você não possua uma adega climatizada ou um termômetro de vinhos, uma dica bem útil é conhecer a temperatura dentro da geladeira. Na parte interna da porta é em torno de 12°C, já no fundo, é de mais ou menos 3°C e no meio cerca de 6°C. Para os encorpados que pedem temperaturas mais altas do que 12°C, deixe-os na porta da geladeira por um período de, no máximo, duas horas.
Você irá notar se o seu vinho está muito frio se perceber falta dos aromas e do sabor ácido ao degustar. Uma dica é cobrir a taça com as mãos para aumentar a temperatura do vinho.
Se a bebida estiver muito quente, você irá sentir um ardor no nariz. Para isso, resfrie a garrafa por 15 minutos.
Pronto! Agora você já pode servir qualquer vinho na temperatura ideal!