O clima mais frio é um convite para uma taça de vinho, não é mesmo? Porém, os amantes da bebida vão concordar: há vinhos que cabem perfeitamente em cada estação do ano. As opções são variadas e atendem os mais diversos paladares, garantindo a apreciação saborosa e uma experiência única independentemente da época do ano. Basta saber qual vinho é mais indicado para as diferentes temperaturas.
Vinhos para os dias quentes do verão
Alguns dizem que se for para beber vinhos na época mais quente do ano, devem ser somente o mais leves como brancos ou rosés. Com certeza será um prazer apreciar qualquer uma dessas bebidas em um dia quente, mas os demais tipos de vinho também podem ser consumidos durante o verão.
A escolha do vinho pode ser algo pessoal ou de harmonização, entretanto, devemos dar atenção para a questão da graduação alcoólica. Pois alguns vinhos são, comprovadamente, mais leves do que outras opções de bebidas. Por exemplo: um vinho tinto pode ser mais leve do que um drink feito à base de vodka, logo, o vinho vai “descer” de maneira mais suave.
Ou seja, ao sol – assim como o branco ou rosé, o vinho tinto pode sim ser uma excelente opção em um dia quente de verão!
As opções para as baixas temperaturas
Já sabemos que os dias frios pedem um vinho mais encorpado, não é mesmo? Mas devemos entender que a escolha do vinho em dias frios ou quentes, está mais relacionada com àquilo que comemos do que aos números do termômetro.
Ou seja, é uma questão mais relacionada à harmonização do que de temperatura. É por isso que harmonizar os pratos com os vinhos é levado tão a sério! No inverno, por exemplo, costumamos preferir alimentos pesados e mais calóricos — portanto, os vinhos devem ser mais encorpados, capazes de equilibrar e quebrar a gordura no paladar.
Boas opções para acompanhar os pratos do inverno e quitutes típicos de festas juninas são: Cabernet Sauvignon, Malbec, Syrah, Tannat e Chardonnay.
Os mais recomendados para o outono
Nesse período do ano, a dica é optar por vinhos de corpo médio, com boa intensidade de aroma e sabor. Pois a bebida mais macia, com acidez e álcool bem integrados, combina muito bem com os alimentos típicos dessa época e também com o clima agradável da estação.
Os vinhos mais apropriados para a primavera
As temperaturas ficam mais amenas na estação das flores, deixam o nosso estado de espírito mais leve e também as nossas comidas. E como já vimos, são os alimentos que definem o vinho a ser escolhido.
As opções que combinam com os pratos típicos da primavera são aquelas mais adocicadas, frutadas e refrescantes, como Chardonnay, rosé, e até o espumante.
Gostou do artigo e quer saber mais? Basta nos seguir em nossas redes sociais!