CONHEÇA A RICA COZINHA ESPANHOLA!

A Espanha é um país conhecido por sua cultura e história. A gastronomia espanhola também é bastante rica e não se restringe à famosa paella. A cozinha é diversificada e, por isso, capaz de agradar a qualquer paladar.

A variedade da cozinha espanhola se deve, em grande parte, à história de longas ocupações pelos gregos, romanos e mouros no país, que formaram de maneira significativa a sua base cultural. Assim, é possível identificar na gastronomia da Espanha muitos resquícios e elementos de todos esses povos.

Por ser um país relativamente grande em seu território, a Espanha também apresenta uma grande diversidade climática e topográfica, o que permite ao país produzir variados ingredientes, contribuindo ainda mais com a personalidade encantadora e deliciosa de sua gastronomia.

Como já sabemos, para uma boa harmonização, devemos levar em consideração o peso do prato, seus ingredientes e sabores, assim, equilibrar esses elementos com um vinho adequado. A seguir, apresentamos alguns dos muitos pratos típicos da Espanha e boas dicas de vinhos para harmonizar.

Gazpacho

Um dos pratos mais conhecidos da Espanha, o gaspacho, é uma sopa fria à base de tomate, pimentão vermelho, pepino e cebola. Porém, dentro do próprio país é possível encontrar algumas variações na receita, como o uso de outros legumes, camarões e carne de coelho.

Quanto à harmonização, vinhos rosés e tintos de boa acidez são boas opções para equilibrar com a estrutura e a intensidade do prato.

Tortilla

A tortilla espanhola é uma iguaria deliciosa e indispensável para quem quer conhecer melhor a culinária do país.

A receita leva poucos ingredientes, geralmente é feita de omelete de ovos e batatas, mas pode variar, dependendo da região, também pode ter um toque de cebolas.

A tortilla é considerada um “prato coringa”, já que pode ser servida como café da manhã, lanche da tarde, entrada ou até mesmo como prato principal.

Para esse prato, prefira um vinho branco leve com caráter cítrico, para ressaltar as características da receita e, assim, formar uma boa combinação.

Paella

Esse prato é um clássico da Espanha. Uma intensa combinação de cores, aromas e sabores que se tornou conhecida e de enorme sucesso no mundo todo!

Entre os principais ingredientes do prato, destacam-se o arroz, os frutos do mar (camarão, lagostim, lula, polvo, mexilhão) e o açafrão, uma das especiarias mais conhecidas e apreciadas em todo o mundo, o que dará ao prato não só a cor amarela, mas um sabor bastante específico e inconfundível.

As melhores opções de harmonização para a paella são vinhos brancos, como o Chardonnay, ou tintos leves, como Pinot Noir ou Merlot.

Rabo de toro

Apesar de não ser um prato muito conhecido entre os brasileiros, o rabo de toro é uma das receitas mais populares da Espanha, sendo encontrado facilmente como prato principal em muitos restaurantes. A carne do rabo de touro é servida com batatas e acompanha alguns legumes, como champignon, cenoura e ervilha.

Uma lenda espanhola afirma que, originalmente, esse prato era feito com o rabo dos touros que eram mortos após as touradas.

O prato apresenta textura e peso característicos da carne, portanto, prefira um tinto de boa acidez e encorpado.

A culinária espanhola é muito rica e não pode ser resumida em apenas uma lista. Mas com esses exemplos de pratos, já será possível saborear, harmonizar e entender um pouco mais sobre a história e a cultura desse país fascinante.

Gostou das nossas dicas? Então, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro do mundo encantador dos vinhos!

Comentários