Vinho, muito mais do que uma simples bebida

Apreciar um bom vinho, em boa companhia ou até mesmo sozinho, é um momento mágico e inigualável.

Aliás, quem de nós nunca separou ou escolheu a melhor garrafa de vinho para…?

Podemos afirmar que, a história do vinho se confunde com a da própria humanidade. A bebida esteve presente na vida do homem desde as primeiras civilizações.

É por isso que, não é de hoje que o homem reconhece as qualidades físicas e “espirituais” do vinho. Tanto que, na própria Bíblia, no livro do Eclesiástico, escreve-se: “O vinho, bebido moderadamente, é a alegria da alma e do coração. A sobriedade no beber é a saúde da alma e do corpo”.

O vinho, aliás, sempre esteve ligado ao processo civilizatório como parte da cultura do homem. Uma das mais antigas bebidas conhecidas, toda a sua produção atravessou os séculos venerada, representando não somente a relação do homem com a natureza, mas também como um instrumento cultural repleto de simbolismo.

Nas sábias palavras do poeta romano Babrius, “O grau de civilização de um povo é sempre proporcional à qualidade e à quantidade dos vinhos que consome”.

Talvez você esteja se perguntando: mas então, em que momento o vinho começou oficialmente a fazer parte da história?

Bom, exatamente a partir da domesticação das vinhas, a partir da Revolução da Agricultura. O mais aceito pelos pesquisadores é que sua origem está exatamente entre a Geórgia, Armênia e Turquia, numa região conhecida como Cáucaso.

E há quanto tempo?

Nada mais nada menos que 8 mil anos.

De qualquer maneira, o prazer que é o vinho como o conhecemos e que está tanto no nosso dia a dia como nas comemorações mais especiais têm muitas histórias e hipóteses de seu surgimento. O importante é que, em qualquer uma delas, não deixa de existir o sabor misterioso e agradável que o nosso vinho preferido tem!

Como os benefícios do vinho vão da saúde ao intelecto. Abrir uma garrafa de vinho significa dar vazão não somente a um líquido saudável, mas com um forte viés histórico-cultural e também social.

Pois, o vinho é capaz de nos transportar, seja para lugares incríveis (como as belas regiões vitivinícolas do mundo), seja para o passado (ao lembrarmos como e quando foi produzido), seja para o futuro (ao imaginarmos como ele evoluirá), mas sempre nos deleitando no presente.

Esse mesmo vinho, saboroso e mágico, nos proporciona momentos agradáveis e envolventes. Está presente nas mais diversas situações, desde um encontro mais pessoal até uma importante reunião de negócios.

Portanto, um bom vinho é sempre uma boa pedida!

Comentários