O espumante certo para a ceia de fim de ano

Alpenbier Adega & Restaurante

Pode não parecer mas o fim de ano já está ai! Com ele chegam as celebrações do Natal e Ano Novo. Agora vamos combinar, um bom espumante não pode faltar para brindar o que passamos durante o ano e o que ainda está por vir, não é mesmo?

Como tradição, o vinho e o espumante são quase que obrigatórios na mesa durante as duas comemorações de fim de ano.

No Natal, devido ao papel importante do vinho nos ritos católicos, é ele quem se torna o mais escolhido para as ceias.

Já no Ano Novo, o espumante é a peça chave.

Por conta disso, existe uma grande variedade de rótulos para o gosto de todos. Agora vem a pergunta: Qual escolher?

 

Qual escolher?

Pois bem, vamos lhe ajudar a escolher o espumante certo e ainda dar algumas dicas para você aproveitá-lo ao máximo.

Os espumantes são produzidos nos quatro cantos do mundo e podem ser produzidos com diferentes tipos de uvas. Como exemplo, temos a Chardonnay e a Pinot Noir.

Devemos lembrar também, que há as denominações de origem, como o Champagne, o Prosecco e o Cava.

Os Champagnes são feitos na região homônima, na França, com as uvas: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. São produzidos nos Métodos Tradicional ou Champenoise, onde a segunda fermentação ocorre dentro da garrafa.

Os espumantes Prosecco são exemplares do Nordeste da Itália. Os mesmos, devem ter pelo menos 85% de uva Glera (a antiga Prosecco). No seu Método Charmat, a segunda fermentação ocorre dentro de tanques de aço inox.

Já os Cavas são feitos na Espanha também pelo Método Tradicional ou Champenoise. A uva utilizada para a sua produção, não precisa ser exatamente de uma região porém, deve vir de vinhedos autorizados. Alguns exemplos de uvas utilizadas são as brancas: Macabeo, Xarel.lo, Parellada, Malvasía, Chardonnay e as tintas: Garnacha, Monastrell, Pinot Noir e Trepat.

Algumas dicas para aproveitar o seu espumante

Como gelar o espumante mais rápido?

O Brasil é um país tropical, e neste período do ano, as temperaturas são mais elevadas, também muitas vezes esquecemos de comprá-lo com antecedência e de forma errada o colocamos para gelar.

A dica é, colocar a garrafa em um balde, enchendo-o até a metade de gelo e depois acrescentando três copos de água, em meia hora você terá seu espumante na temperatura adequada para ser servido.

Como abrir o espumante?

Para que não haja desperdício ou acidentes por conta da rolha, para abrir o seu espumante, basta segurar totalmente a rolha desde a hora de tirar a gaiola e a cápsula da garrafa.

Não chacoalhe a garrafa para não se perca as suas propriedades. Ao invés de girar a rolha, gire a garrafa.

Que taça utilizar?

A taça mais indicada para beber o espumante é a flûte, aquela que tem o corpo alongado e bojo fino.

O seu formato mantém as borbulhas por mais tempo, preservando o aroma e sabor do champagne.

Como transportar a garrafa?

Para que não haja muita agitação do produto, o mesmo deve ser transportado na vertical. Hoje, são encontradas bolsas especiais para levar garrafas de um lugar ao outro. Ou outra opção é embrulhar a garrafa em papel bolha e colocá-la no meio de roupas ou caixa de papelão.

E ai, anotou todas as dicas? Pronto para escolher o espumante ideal para as celebrações de fim de ano?

Para não ter erro na busca pelos vinhos ou espumantes em qualquer época do ano, a dica é passar na mais variada Adega do Norte Catarinense, Alpenbier em São Bento do Sul/SC.

Comentários