Tipos de uvas – Parte I

Saiba mais das uvas e seus bons vinhos

Beber um bom vinho é uma ótima escolha, mas muitas vezes vem aquele pensamento de que você não o conhece suficientemente para apreciá-lo ou não sabe a qual se direcionar.

As vinhas de Vitis vinífera foram se transformando com o passar do tempo, não só naturalmente mas também com o auxílio do homem, o que deu forma a uma grande variedade de uvas, as quais se diferenciam por cor, tamanho, formato da folha e até formato dos cachos.

Agora, você sabia que cada uva dá uma personalidade diferente ao vinho? E que conhecê-las facilitará muito na escolha? Vejamos a seguir alguns tipos de uvas encontradas aqui mesmo no Brasil e suas características.


Cabernet Sauvignon

Original da França, da vida a vinhos tintos secos com uma coloração bem escura. Possui alto teor de açúcar e tanino e um aroma terroso. Por ser de grande qualidade é o destaque das uvas tintas.


 Merlot

Tendo também como origem a França, no Brasil se apropriou mais na serra gaúcha. Dá origem a um vinho tinto seco que, quanto mais velho, mais leve. Possui um aroma floral ou quando amadurecido em carvalho, lembra chocolate.


Tannat

Matéria prima da maioria dos vinhos uruguaios, dá a planta um amargor especialmente quando estão mais verdes. A planta possui um gosto semelhante a frutas vermelhas e o vinho tem cheiro de chocolate com toque de café. Seus vinhos são tintos, amargos e com cores bem escuras.


Chardonnay

Estando no topo das uvas brancas, atinge uma coloração quase transparente quando madura. Resulta em vinhos brancos, secos, um pouco ácidos e de coloração amarela escura. Seu aroma é frutado ou quando amadurecido em carvalho, lembra baunilha.


Gewürztraminer

Sendo uma uva de difícil cultivação, é delicada e considerada “picante”. O sabor da fruta lembra maça verde pera e lichia, enquanto o vinho é ácido e branco.


Sauvignon Blanc

Considerada “parente” da Cabernet Sauvignon, seu gosto lembra laranja doce e o cheiro lembra grama cortada. Dá origem a vinhos brancos, secos, refrescantes e ácidos.


Riesling Itálico

Vinda para o Brasil com imigrantes da Itália, foi a primeira uva nobre a ser usada para a produção de vinhos brancos no país. Utilizada para vinhos e espumantes, seu gosto se assemelha a limão, laranja e carambola. Dá origem a vinhos brancos, frescos e pouco ácidos.


Prosecco

Conhecida no mundo todo para a produção de espumante, seu gosto lembra limão e maça verde, possuindo um aroma cítrico. Resulta em vinhos brancos, leves e frescos.


Pinot Noir

Utilizada para fazer a maior parte dos espumantes, origina em vinhos que quanto mais velhos, melhores. Seu vinho é rosé e ácido.


Moscato Giallo

Original da Itália, apresenta um tom amarelo forte, ao contrário dos seus vinhos, que são de coloração bem clara. Seu cheiro lembra flores do campo e origina-se em vinhos brancos e doces.

 

 

 

 

 


Aguardem os próximos posts com mais variedade de uvas e suas particularidades….

Lhe apeteceu um bom vinho? Acesse agora o website da Alpenbier Adegal & Restaurante onde irá encontrar promoções e contato da fina e variada adega: http://alpenbier.com.br/adega/

Comentários